Tomate Cereja Assado com Tomilho e Mel

Mais tomate. Desta vez numa versão de acompanhamento para peixe ou carne grelhada, ou simplesmente para comer sobre fatias de pão torrado – de preferência alentejano!´
Uma combinação de sabores muito diferente, mas muito saborosa que certamente vos vai surpreender, como me surpreendeu a nós. Mais uma maneira de utilizarem tomate de forma diferente e para além das saladas mais tradicionais. É bom poder descobrir novas formas e novos sabores para utilizar os nossos ingredientes tradicionais e de sempre-

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Da Horta para a Mesa”, Cláudia S. Silvax, página 164)

15 tomates cereja
2 pernadinhas de tomilho
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de mel
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Num tabuleiro coloque os tomates cereja, os dentes de alho inteiros mas previamente esmagados e as pernadas de tomilho. Tempere com sal e pimenta.
Numa taça emulsione os restantes ingredientes e verta-os sobre o tomate. Envolva bem e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos.
Sirva com carnes ou peixes grelhados, ou como petisco com pão torrado.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Mesmo a ter um bebé, já haviam posts agendados!!!
    Parabéns Joana! Que Deus abençoe o vosso menino e o vosso lar!
    E eu vou experimentar estes tomatinhos ainda hoje!!!

    ResponderEliminar
  2. Neste dia tão especial, não podia deixar de vir aqui deixar um beijinho de felicitação pelo nascimento do vosso bebé! Que a vida vos sorria sempre! Muitas felicidades para todos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  3. Já anotei a receita! Deve ser simplesmente delicioso :)

    ResponderEliminar
  4. Deve ser uma combinação bem diferente e saborosa mesmo. O contraste com o mel, hummmm... deve ficar delicioso!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  5. Que delícia.. fiquei com água na boca!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:33

    Olá Joana,
    só hoje li o post de há dias e como deve ter percebido há muita gente que a segue porque admira realmente a sua generosidade e conselhos tão práticos. Eu sou uma delas e, tal como outros já referiram, também há blogues que já saíram dos meus favoritos pelo facto dos seus autores (que estão no seu direito, tal como eu...) ou estão demasiado ocupados para mimarem o blogue ou estão carregados de publicidade, post promocionais e, e, ...
    Joana, continuamos a precisar de si e até entenderemos, penso eu, que em vez de posts diários venha a reduzir a frequência. Mas continue. Parabéns e obrigada.
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  7. Fiz hoje para o almoço mas em vez do tomilho usei alecrim, que era o que tinha em casa, e esqueci-me do mel... esqueço-me sempre de alguma coisa. Mas ficou muito bom! É uma óptima sugestão! Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Fiquei com a ideia nesta receita e ontem experimentei, mas em vez de tomate cereja usei tomate chucha cortado aos pedaços (com casca) e usei azeite aromatizado com alho e manjericão. Adorámos! Para repetir de certeza lá em casa!

    ResponderEliminar

Imprimir