Pêras Escalfadas com Baunilha


É assim que se faz cá por casa, e acredito que na maioria das casas. Cozinha-se de acordo com aquilo que temos no frigorífico e na despensa e dá-se prioridade aos ingredientes que se estão a estragar. Foi o caso destas pêras. Os planos para jantar em casa dos amigos JP. e R., veio acompanhado com o pedido da sobremesa. Desta vez não havia preferências e depois de algumas ideias,  as pêras esquecidas na fruteira porque entretanto as frutas de verão começaram a povoar a cozinha, pediam para ser consumidas. O que fazer com elas que ao mesmo tempo fosse simples e surpreendente? Lembrei-me das pêras bêbedas, mas enquanto não tiver a receita deliciosa do pai do P. não me vou aventurar. Depois veio-me à memória uma receita da Donna Hay e assim ficou decidido.
Todos gostaram - por ser fresco, diferente e uma receita indicada para o verão. Acompanhei com o gelado de pêssego e nata, mas fica igualmente saboroso com um simples gelado de baunilha.
Aqui fica uma sugestão para aproveitar pêras... e para aproveitar o fim de semana.

Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de "fast, fresh, simple." - Donna Hay - pág. 57)

8 pêras rochas (maduras mas ainda firmes)
500ml de água
220g de açúcar
1 vagem de baunilha
Gelado para acompanhar

Preparação:

Lave e descasque as pêras cortando-as depois ao meio e retirando o caroço. Entretanto corte a vagem de baunilha ao meio e raspe as sementinhas. Coloque-as num tacho juntamente com a restante vagem, a água e o açúcar e leve ao lume deixando ferver cerca de 5 minutos. Acrescente depois as metades das pêras e deixe-as cozinhar nessa calda durante cerca de 5 minutos, apenas o suficiente para que fiquem macias mais ainda firmes.
Coloque as pêras e a calda num recipiente hermético e leve ao frigorífico.
Sirvas as pêras frias, com um pouco de calda e uma bola de gelado da sua preferência.

Bom Apetite!

16 comentários :

  1. Olá,
    Fui um final nobre para essas saborosas peras, evitando o desperdício e fazendo uma deliciosa sobremesa, ótima receita.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:41

    Com certeza duas excelentes dicas: não desperdice e sua receita de gelado. A receita é muito boa e deve ficar um sabor ótimo!

    ResponderEliminar
  3. Carla R.12:04

    Que bom que deve ser... o aspecto é delicioso... Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. E quanto tempo duram estas pêras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CNS,

      por aqui não duraram nem um dia, mas acredito que durem até uma semana (pelo menos) bem aondicionadas no frigorífico.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
    2. Obrigada Joana

      Vou ter visitas este fim de semana e já tenho um gelado de chocolate caseiro que deve ir muito bem com estas pêras.

      Bom fim de semana

      Eliminar
  5. Eu adoro o seu blog. Inclusive, eu e minha mãe fizemos o Bolo de fécula, e aquela salada de atum. KKKKKKKKK Ficou uma delicia.


    pequenasevidenciasdoamor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Adorei. Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:35

    Muito bom :)

    ResponderEliminar
  8. Tudo om que é simples é maravilhoso!
    Beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  9. Estou a passeio em Portugal em Coimbra, onde fuii a uma livraria e comprei um livro sei, e estou adorando(Feito em Casa). Também tenho um blog e uma das razões de estar em Portugal (vou conhecer outros lugares, estarei aqui até o dia 27), é experimentar a culinária local e postar no blog.
    Esqueci de mencionar que sou Brasileiro e que acompanho seu blog a muito tempo.

    ResponderEliminar
  10. Estou em Coimbra ate´dia 27

    ResponderEliminar
  11. Acho muito bonitas as sobremesas com pêras. simples e sofisticadas ao mesmo tempo!
    Babette

    ResponderEliminar
  12. boa tarde
    gosto muito do seu blogue e tenho aproveitado muitas das suas receitas
    quando falta a imaginação cá em casa dou aqui um saltinho para "roubar" uma das suas ideias
    este foi um dos primeiros blogues que conheci
    continue com o bom trabalho
    beijinho

    ResponderEliminar
  13. Ficaram com um aspecto deliciosas.
    Beijinhos
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar

Imprimir