Muffins de Mirtilos

Não podia fazer receitas de mirtilos sem experimentar os muffins. E para isso nada melhor do que arranjar uma receita americana. Porque se há alguém que sabe fazer bons muffins são eles.
E depois de alguma pesquisa descobri a receita que me encheu as medidas (ou não fosse o nome dela "To die for Blueberry Muffins") no allrecipes.com.
E o resultado final foram uns muffins lindos, dignos de figurar em qualquer Starbucks! E o sabor? Tive de me conter para não os comer todos. De todas as receitas com mirtilos desta semana - e olhem que eram todas muito boas - esta encheu-me realmente as medidas.
Esta é a minha sugestão para o fim-de-semana. E vale bem o sacrifício de ligar o forno com este calor!

Ingredientes para 8 Muffins grandes:
(http://allrecipes.com//Recipe/to-die-for-blueberry-muffins/Detail.aspx)
(a chávena de usei como medida de referência tem 240ml de capacidade)

1 e 1/2 chávena de farinha
3/4 chávena de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
1/3 de chávena de óleo vegetal
1 ovo
1/3 de chávena de leite
1 chávena de mirtilos frescos (não usar congelados que altera a consistência da massa)

Cobertura:
1/2 chávena de açúcar
1/3 chávena de farinha
1/4 de chávena de manteiga à temperatura ambiente
1 e 1/2 colher de chá de canela em pó

Preparação:

Aqueça o forno a 200ºC. Num tabuleiro de muffins ou em formas individuais, coloque forminhas de papel. (Se fizer isto não precisa de untar as formas e torna a limpeza final mais simples)
Misture depois a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Noutro recipiente misture o óleo, o ovo e o leite. Junte as duas misturas e envolva bem. Junte os mirtilos e, se sentir a massa muito presa, junte um pouquinho mais de leite, mas tendo em atenção que a massa deve ficar bastante espessa.
Encha as formas mesmo até cima para conseguir muffins com aquele efeito de "cogumelo".
Entretanto faça a cobertura: misture com um garfo a manteiga com o açúcar, a farinha e a canela até obter umas migalhas grossas e espalhe-as generosamente por cima dos muffins.
Leve depois ao forno já quente, e deixe cozinhar cerca de 20 a 25 minutos.
Desenforme depois de frios.

Bom Apetite!



16 comentários :

  1. Esses teus mirtilos são quase como as pilhas duracell: duram, duram, duram... Eheheh! E os resultados têm sido magníficos!Todas as receitas em que os utilizáste foram deliciosas, mas estes muffins são realmente muito bonitos e o seu aspecto é simplesmente delicioso! Beijinhos e um óptimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos os queques.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela qualidade, pelo entusiasmo e pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:46

    Adoro o teu blog, sem exagero sigo desde inicio ainda do tempo das dietas :)
    Faço imensas receitas e todas sempre com muito sucesso, verdadeiras inspirações para jantares de amigos e familiares.
    Fiz recentemente os muffins de chocolate e nem imaginas o que corri para encontrar formas de papel de muffins, não consegui nada... só encontrei formas pequenas, mas como os fiz em formas de silicone, deu, mas não ficaram tão bonitos pois não tinham suporte :)
    Podes-me indicar onde costumas comprar?
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Tenho ali uns mirtilos... acho que sei o que vou fazer :)

    ResponderEliminar
  6. Bem eu adoro queques,mas como não sabia fazer,tinha que os comprar. Agora com a sua receitinha vou me aventurar a fazer,,,,,bem ai vem mais uns kilinhos. Obrigada pela receita,e muitos beijinhos para si

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha!
    só que eu já comi os meus todos, agora só quando a árvore que trouxe começar a dar frutos, ihihih.

    Já plantaste a tua?

    ResponderEliminar
  8. Aspecto delicioso!!! Apetece mesmo tirar um ;)

    ResponderEliminar
  9. Quero ser parceiro deste blog, meu link é : http://receitasbregaechique.blogspot.com/, se aceitar adiciono o teu. Aguardo a sua resposta.

    ResponderEliminar
  10. Oláá ..
    Tem um mimo pra você no meu blog, da uma olhadinha lá !

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Os muffins estão com uma cara tão boaaa!!
    Nunca comi Mirtilos, mas ando vendo tantas receitas com eles que a curiosidade está enooooorme!!!!!
    Uma ótima semana para ti!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo21:08

    Ai o que eu já procurei esta receita! É que citas mesmo o que eu queria: digno de starbucks! =D Muitooo obrigada! ******

    ResponderEliminar
  13. Adorei!Só não fiz a cobertura...Fica para a próxima.

    ResponderEliminar
  14. que belo uso que tu deste aos mirtilos
    naos ei qual a melhor mas para as panquecas e os muffins vao para o topo da minha lista a fazer

    ResponderEliminar
  15. Oi, eu fiz essa receita e é realmente muito boa, até postei no meu blog, dá uma olhada lá! Beijos

    ResponderEliminar
  16. Acabei de fazer e ficou muito bom! Quero fazer de novo mas com metade da cobertura pois ficou muito forte o gosto da canela. Delícia!!

    ResponderEliminar

Imprimir